Aprenda aqui tudo o que você precisa saber para limpar o chão, carpete, colchão, paredes e muitas outras dicas.

Guarda-roupa e gavetas

Técnicas fantásticas que facilitam a organização

Dica 01

Amarre os cachecóis em um cabide.

Dica 02

Enrole suas roupas, você economiza mais espaço.

Dica 03

Separe com antecedência as roupas que vai usar na semana.

Dica 04

Economize espaço com uma sacola.

Dica 05

Mantenha suas botas na vertical com macarrão de piscina.

Dica 06

Utilize tubos de pvc para armazenamento.

Dica 07

Use argolas para organizar os shorts.

Dica 08

Utilize caixas de sapatos para organizar gavetas.

Dica 09

As colchas de cama que combinam podem ser colocadas dentro das fronhas dos travesseiros.

Dica 10

Empilhe suas camisetas verticalmente.

Dica 11

Use uma caixa de organização para as meias.

Dica 12

Utilize lacres de latas de refrigerante para pendurar um cabide em outro.

O quarto

Seu espaço particular.

O quarto costuma ser o ambiente mais pessoal: local para descansar, refúgio, lazer, compartilhamento de momentos especiais com pessoas especiais. Por ser tão importante, é interessante que ele receba uma atenção especial para que fique cada vez mais agradável. Alguns detalhes podem deixar o seu quarto muito mais agradável:

Abra as cortinas, deixe o sol entrar. Isso evita a proliferação de mofo e fungos.

Limpe os travesseiros regularmente.

Coloque seus travesseiros e roupas de cama para tomar sol de vez em quando.

Televisão, computador e celular estimulam a atividade cerebral; é desaconselhável tê-los no quarto.

Evite levar comidas e bebidas para o quarto. Restos de alimentos causam a proliferação de insetos.

Utilize uma iluminação suave e móveis e paredes em cores claras, de preferência com tons pastéis.

Antes de dormir, organize o ambiente: o lugar de roupas sujas não é no chão e os sapatos não precisam ficar espalhados pelo cômodo.

Tenha como rotina de limpar seu quarto uma vez por semana.

Arrumar a cama todos os dias ao levantar pode ser chato, mas uma cama bem arrumada dá outro aspecto ao quarto.

Deixe o seu quarto mais natural

Pensando em construir um quarto novo, reformar o antigo ou mudar o visual do seu quarto? Acompanhe essas dicas sobre como ter um quarto sustentável que são super fáceis de serem aplicadas. Além de deixarem o local mais bonito, elas também melhoram o sono de quem vai dormir lá.

 

1. Pintura

Se for pintar o quarto, utilize tintas não são tóxicas. Existem várias opções de tintas naturais à base de água, além de ceras, óleos vegetais e resinas naturais com pigmentações minerais, não deixam cheiro e não utilizam metais pesados. Isso vai ajudar e muito em seu sono, pois esses materiais não causam danos respiratórios ligados às tintas comuns. 

 

2. Colchão

Caso vá trocar o colchão, prefira um modelo orgânico a um sintético, pois os primeiros são naturais e mais seguros ambientalmente. 

 

3. Tecidos

Utilize travesseiros, colchões, lençóis, cobertores, edredons e colchas feitas com fibras naturais. Nada é mais gostoso e ambientalmente correto do que uma cama com lençóis limpos e macios de algodão natural. 

Evite tecidos com adição de revestimentos tóxicos, corantes e produtos químicos. A melhor dica para as coberturas de cama são lençóis e mantas de algodão natural. Para dar cor e estilo, utilize um cobertor leve em toda a parte inferior do colchão. 

 

4. Piso

Dê preferência a pisos de madeira, bambu ou concreto à base de tintas, resinas e vernizes não tóxicos, além de carpetes e tapetes feitos com fibra natural.

 

5. Organização e decoração

Uma parte essencial no sono de qualquer pessoa é o espaço onde se dorme. E não se trata só da cama, mas do quarto como um todo. Um lugar com muita desordem, cheio de coisas que estimulem a mente, dificulta o sono de qualquer um. Ambientes harmoniosos, serenos e limpos ajudam a dormir melhor.

Escolha uma cor do seu gosto para seu quarto, elimine aqueles acessórios sem sentido, que só estão preenchendo espaço, e adicione pequenos itens decorativos. Fotografias só para encher a parede podem ser um grande motivo de distração, talvez seja melhor ilustrações “sem sentido”, que criem um clima mais limpo ao seu cantinho.

Como limpar e arrumar o seu quarto

Escolha um dia em cada 15 dias para uma limpeza completa.

Como limpar o Colchão:

Sempre que você puder, retire o colchão e coloque-o ao sol. Se mesmo assim não puder ou não conseguir, coloque-o próximo a uma janela, já que isto será suficiente para arejar. Após mais ou menos 1 hora vire o colchão para que o sol bata no outro lado.

 

Como deixar as Cortinas limpas:

Se as suas cortinas forem persianas, remova todo o pó com um pano macio e seco. Se estiver muito sujo, coloque um pouco de multi-uso no pano que estiver a usar. Deixe-a secar naturalmente. A cada meio ano tire as cortinas de tecido, se houver, e lave-as.

 

Como limpar os despertadores, porta-retratos e outros objetos:

É muito simples. Retire todos os objetos dos lugares habituais e coloque-os num lugar seguro, onde possa limpá-los em segurança. Passe um pano com líquido multiuso e de seguida volte a colocar os objetos no lugar.

 

Como limpar as mesas e móveis:

Dependendo do tipo de madeira, há duas formas de limpar. Por exemplo, a madeira envernizada, limpe apenas com um pano úmido e depois com outro pano bem seco. Já a madeira encerada, além de passar um pano úmido e depois o seco, pode passar em seguida um produto que dê lustro e brilho.

 

Como deixar o chão limpo e cheiroso:

Se o seu chão for forrado de carpete, somente aspire e passe um esfregão molhado e torcido. Uma dica boa é que ele pode ser molhado com uma solução de duas colheres de sopa de vinagre ou um produto de limpeza e em seguida passe um pano seco. Isto retira maus cheiros e impurezas.

Se for de madeira, utilize um pano úmido e em seguida uma cera, se for necessário.

E se o seu chão for de piso, passe um aspirador ou uma vassoura e em seguida passe esfregão com qualquer produto de limpeza.

 

O que é preciso para deixar os tapetes sem pó:

Neste caso, os tapetes devem ser limpos em um dia de sol. Passa o aspirador e depois um pano com água e vinagre. Em seguida passe um pano seco e finalmente enrole os tapetes e leve-os para fora da casa, para serem desenrolados para secar. É importante secar do lado avesso, para não desbotar com o sol.

 

Como deixar os espelhos e os quadros limpos e sem manchas:

Devem ser limpos com álcool e um pano úmido. Retire os quadros do lugar para serem bem limpos e depois volte a colocá-los no seu lugar.

 

O que preciso para deixar Paredes limpas:

Limpe só os lugares da parede que estiverem sujos. Para isso, use qualquer sabão e um pano absolutamente branco. Não se esqueça de passar em movimentos verticais e horizontais, para não marcar a parede.

E por fim, quando tudo estiver bem limpo, comece a colocar as coisas de volta ao sítio. Com um pano em mãos, verifique se está tudo sem pó e sujeira. A roupa da cama deve ser trocada todas as semanas ou sempre que for necessário. Se tivermos o hábito de arrumar e limpar com frequência o nosso quarto, além de durar mais tempo limpo, ele ficará mais harmonioso e cheiroso.

O seu quarto é o lugar no qual você passa mais tempo na sua casa, cerca de 35% do seu dia. Então capriche. Deixe-o bem aconchegante. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

Como se livrar da bagunça em seu quarto

O primeiro passo para conseguir se livrar da bagunça é acabar com os excessos. Jogue fora o lixo, doe o que não se usa mais e leve os objetos que pertencem a outros cômodos para o seu devido lugar. Dessa maneira você limpa o ambiente e facilita a arrumação. É importante também deixar o local visualmente agradável. Se sua escrivaninha ou criado mudo estão repletos de enfeites, papéis, porta trecos e porta retratos, faça uma seleção e deixe somente o que for relevante. Essa dica é ótima para pequenos ambientes, pois ajuda a despoluir a produção.

 

Organização de armários

As roupas devem ser organizadas por tipo dentro do armário. Pendure peças que amassam com facilidade, como camisas, calças sociais e casacos.

Separe as gavetas por tema, guardando camisetas sempre em um mesmo local, pijamas em outro, shorts todos juntos e assim por diante.

Não adianta fazer uma ótima arrumação no quarto se ela não for mantida por muito tempo. Não deixe acumular uma pilha de camisas e calças fora do armário. Ao invés de tirar a roupa e pendurá-la na cadeira, guarde o que estiver limpo e coloque as peças sujas para lavar.

Para evitar que as crianças não sigam a regra, compre um cesto de roupas sujas bem colorido e coloque no quarto dos pequenos. Eles vão ficas mais estimulados e com vontade de colaborar.

 

Brinquedos e material escolar

Caixas de organização são sempre ótimas opções para crianças, pois são fáceis de serem manuseadas e simplificam a arrumação. Peça para os pequenos colocarem os brinquedos nas caixas, separando por tipo. O mesmo vale para o material escolar. Faça-os entender que organizar o quarto diariamente é mais fácil do que deixar a bagunça se acumular.

 

Roupa de cama e toalhas

Guarde as toalhas em uma gaveta e as roupas de cama em outra. Separe as peças por conjuntos para facilitar o uso, deixando sempre um lençol, uma colcha e uma fronha dobrados juntos. O mesmo vale para as peças de banho, que podem ficar em um kit contendo duas toalhas e um tapete para secar os pés.

Para deixar o visual do quarto mais agradável, dobre todos os cobertores e arrume a cama pela manhã. Só de colocar em prática essas duas tarefas, a diferença na organização será visível.

Outros artigos para facilitar o seu dia a dia

TOP